Páginas e blogs

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

"Eu Sou Assim" e Você?


Um misto de cargas emocionais, uma bagagem imensa se aglomerou nas minhas costas ao longo dos anos desde 1982. Muitas coisas aconteceram de lá pra cá e essas coisas foram compondo o que eu sou hoje.
Uma infância pobre, (assim como a fase adulta), a luta pela sobrevivência, pelo estudo e formação, os conflitos familiares, as descobertas da vida, a quebra de modelos, as decepções e os convites ao fracasso que se apresentam em maior número que as oportunidades de sucesso e geralmente eles vêm disfarçados de alguma coisa colorida e interessante. Isso tudo me trouxe marcas que forçaram o nascimento precoce da minha capacidade de escolher entre ser ou não ser diferente, seguir ou não seguir o rumo lógico de quem nasce sem muitas opções(...) Porém, o grande detalhe disso tudo é que as marcas que tanto feriram e me forçaram a amadurecer como banana no carbureto, não foram sentidas por mim no começo de minha jornada. Elas só apareceram agora.

Quase 29 anos depois eu me vejo com sérias tendências para colocar-me como vítima da minha própria experiência, a mesma que me trouxe até aqui; vejo-me pequeno diante das minhas dificuldades; sinto-me completamente desprovido de ferramentas emocionais ao ter que resolver problemas relacionais; olho o mundo a minha volta com as lentes especiais que a vida me deu para que eu pudesse enxergar no escuro; se bem que elas me foram necessárias por algum tempo, mas eu acabei gostando tanto dessas lentes que passei a olhar a escuridão com extrema simpatia a ponto de não perceber que o dia já havia amanhecido e eu não precisava mais das minhas lentes de visão noturna. Como tem sido difícil para mim agora viver sem as teorias constituídas, sem as filosofias construídas, os vícios adquiridos e as formas equivocadas tão acalentadas como sendo regras de ouro para mim.

"Eu sou assim", essa é a frase mais amada por pessoas como eu. Essa frase nos esconde, nos protege de qualquer mudança bruta. Nos fecha as possibilidades de novos e estranhos horizontes. É claro que existe algum tipo de proteção e conformismo nessa frase, que na verdade é um modo de viver, eu sei bem disso. Mas já não acredito nisso como antes... tenho acrescentado a essa minha filosofia alguns complementos de frase, objetos diretos de minha vontade, nova vontade. Na verdade eu transformei uma frase afirmativa numa pergunta de resposta difícil porém não impossível:
"Eu sou assim. Como é que posso mudar isso?"

Eu acredito numa mudança, mas tenho que confessar mais uma vez que tem sido difícil!
Afinal de contas, segundo Alan Sant'Anna,

"Há uma distãncia grande
entre acreditar em uma idéia ou princípio 
e viver de acordo com essa idéia, 
ou entre saber algo e usar este conhecimento".

Existe uma música chamada "Luz do Mundo" gravada pelo grupo Tom de Vida na época do maestro Lineu. Uma parte da música diz assim:

"Quando Deus corrige quer o nosso bem
Pois Ele sabe o que é melhor
A disciplina que de Deus provém 
Aponta para o amor maior.
É o ministério do Seu amor
Que nos conduz sempre ao Senhor
O Deus tão justo e compassivo
Nos quer fazer seus discípulos"


Livro Disciplina -  Caminho da Vitória - 2010 da editora Cócegas                                                     Eu possuo hoje um comportamento contraditório. Acredito num ideal mas não faço ou não vivo o que acredito. Acredito que deveria mudar, mas não mudo. Acredito que deveria acordar cedo, mas não acordo. Acredito num monte de coisas...
Mas o que me falta?
Ainda citando o Alan Sant'Anna em seu livro 'Disciplina o caminho da vitória', o que me falta é justamente isso. 'A disciplina que de Deus provém':
"O comportamento contraditório produzido pela indisciplina é fonte de grande sofrimento, pois mantém você permanentemente insatisfeito consigo mesmo. Qual é o remédio?
Comportamento coerente! Comportamento este resultante da construção de disciplina pessoal, ou seja, da capacidade de fazer aquilo que você mesmo acredita. 


"Eu sou assim" e por isso Deus tem um trabalhão pra fazer comigo.
E você tem dado trabalho pra Deus? Ou será que eu sou o único?

Meu Melhor Amigo
Um grande abraço!

10 comentários:

  1. Com toda certeza você NÃO é o único!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Para ser um dos melhores compositores do Brasil..
    Tem que ser diferente.

    ResponderExcluir
  3. E ai Daniel, é bom ver você de volta na internet.

    Eu so queria saber quando foi que eu autorizei você a escrever sobre mim. rsrsrsrsrs!

    Abraços. Que o nosso Deus abençoe sempre você e sua esposa Rosane.

    ResponderExcluir
  4. Deus seja conosco, que estamos no mesmo barco, porém amparados pelo Grande Marinheiro que sonda e conhece nosso coração e lutas!
    Oh, como eu sou grato à Ele por isso... pois todas as manhãs, o choro me contém por ser o que não quero, muito menos como Ele planejou...

    Deus seja contigo, Deus Sê conosco!

    ResponderExcluir
  5. Linda mensagem Negão...
    Vamos dar o máximo para Deus para ele poder nos
    usar como seu instrumento, não apenas no Ministério Musical mas para aonde ele nos enviar.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Estou nessa mesma fase, meu velho... 29 anos e essa luta. Te entendo, acredite.

    ResponderExcluir
  7. Realmente o pensar eu "sou assim" é um escudo contra o mundo, nos fechamos dentro desse mundinho nosso e nos esquecemos do principal,que é o querer de Deus em nossa vida, a salvação como vc disse em uma lição é um "processo" e o mais triste é que somente nós mesmos somos capazer de bloquearmos esse processo. Mas sim eu me encontro no mesmo barco =), é bom para quem vê o "negão" lá na frente saber que as imperfeições são presentes em todos nós, e o que muda é que qndo vc está lá, o homem sai de cena e o poder de Deus transforma a você e a todos =)! Abração

    ResponderExcluir
  8. Sem palavras Dani depois de ler isso. Certamente não é só voce não. Deus tbm tem um grande trabalho a fazer comigo.
    Seu post me abriu muito os olhos... Obrigado por compartilhar isso...
    Forte Abraço e que Deus te abençoe MUITO cara. Voce é dez!

    ResponderExcluir
  9. Só uma observação: Esta música LUZ DO MUNDO é MUITO boa... E me desculpe se eu sou assim... Um ótimo 2011

    ResponderExcluir