Páginas e blogs

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

O Ministro da Música "Com ou Sem Bateria?"




Uma certa vez eu conversava, numa ocasião muito especial para mim, com alguém que é um dos grandes Ministros da Música da nossa atualidade e professor de tantos outros, Williams Costa Junior. Nós estávamos tomando o desejum no aeroporto Afonso Pena, aqui em Curitiba, e falávamos exatamente sobre esse assunto polêmico que já dividiu tanta gente ao longo dos anos, a saber, “a bateria” (percussão em geral). O Costa, como alguns o chamam, me disse que na época em que ele começou o problema não era a bateria que nem em sonho seria utilizada, mas sim o "bleng-bleng" do violão e o "tum-tum" do contra-baixo elétrico. "Aquilo era um escanda-lo para as pessoas na época!"- Afirmou ele. Conversamos muito e aquela foi uma manhã muito agradável.
Como Ministro da Música hoje, percebo que o tempo foi passando e nós só mudamos os canhões de lugar. Hoje a percussão está na mira no lugar dos violões e contra-baixos, e eu me pergunto:
Até quando vamos perder nosso tempo discutindo coisas ao invés de capacitarmos pessoas?
- "Ah, você então defende a bateria não é?" - Não! Definitivamente, NÃO! 
É tolisse gastar todo esse tempo aqui pra falar de um instrumento qualquer, quando na verdade o que interessa é o indivíduo que toca o instrumento. Como Ministro da Música, eu devo focalizar as pessoas e não as coisas. O que é um piano sozinho no palco de uma igreja? O que é um violino feito pelo grande Stradivarius guardado num case qualquer? Nada! As pessoas é que louvam! As pessoas é que tocam!  Se o nosso foco não se voltar urgentemente para elas, fatalmente sucumbiremos artística, espiritual e emocionalmente a mercê de nossos gostos e opiniões. O nosso problema hoje é a falta de pessoas capacitadas técnica e espiritualmente para tocarem os nossos diversos instrumentos. Então coloque-se a placa no portão com as seguintes palavras: “precisa-se de gente!”
O grande segredo é a capacitação de pessoas para fazer as coisas, sem desprezarmos suas habilidades. Se rudes pescadores se tornaram apóstolos consagrados, sem contudo deixarem de ser pescadores, o instrumentista, cantor, (musico em geral) por meio da capacitação técnica e epiritual pode ser útil no reino de Deus tocando o seu instrumento, seja ele qual for!
Como poderemos mudar essa realidade? Me ajudem nessa missão!