Páginas e blogs

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Wendel Mattos: O Sono do Guerreiro de Deus

Eu conheci o Wendel em abril de 2004. Nessa época eu cantava com o grupo HEIVS de São Paulo. Era uma das primeiras apresentações com o grupo. Eu estava a um mês saído do nordeste do Brasil e tentava tudo em São Paulo (essa é uma outra longa história)... Mas em todo caso aquele foi um ano muito especial para mim. Eu nem poderia imaginar, mas em outubro daquele mesmo ano eu "cairia de para-quedas" no UNASP-C2, onde mais tarde ganharia uma bolsa e me formaria em música. Pois bem, era abril de 2004 e nós estávamos cantando todos os dias de uma semana santa (semana do calvário) realizada pelo Pr. Acílio Alves na IASD central de Campinas. No primeiro sábado desta semana o Wendel tocou o piano naquele culto e eu pensei: "Nossa, quem é esse cara?". Cabelos fartos, terno preto, parecia tímido, concentrado ao máximo,... ele tocou ali com a firmeza de quem sabia o que estava fazendo e ao mesmo tempo com a leveza e a sensibilidade de uma alma pura. Esse era o som do Wendel, quer fosse tocando ou falando, puro, sensível, concentrado e de alma transparente. (dava pra ver).
O tempo passou e agora eu estava no último ano de curso no colégio em 2007. Eu era bolsista e tive que ficar para trabalhar nas férias de janeiro. Meu setor era o prédio masculino. Eu era monitor da recepção e responsável pelo hóspedes durante o meu turno.
Na ocasião o colégio estava realizando o tradicional Encontro de Músicos do Unasp, não lembro qual a edição exata, mas nesse Encontro de Músicos o curso de harmonia e interpretação ao piano seria ministrado pelo Wendel que já havia sido acomodado em um dos apartamentos do prédio.
Era madrugada, tudo estava tranquilo na recepção do prédio, eu estava jogando 'paciência' no computador. Por trabalhar de madrugada eu tinha o sono desregrado e ao mesmo tempo sofria com os meus dilemas pessoais, trazidos ao longo dos anos anteriores, que resultariam em duras sequelas no futuro. (Eu não fazia idéia naquela época, que sofria de sérios problemas emocionais que só seriam diagnosticados anos mais tarde.) De repente o telefone toca. Do outro lado da linha o professor e maestro Samuel Krähenbühl, que estava hospedado junto com o Wendel no mesmo quarto, me ligou no ramal pedindo ajuda para o Wendel. Nessa época ele já havia sido muito bombardeado por outros problemas de saúde e tinha recém descoberto o tumor no cérebro. As crises convulsivas agora se repetiam frequentemente.
Eu corri para o quarto e quando entrei lá perguntei o que poderia fazer por ele, o Wendel falou comigo e disse: -"Negão eu preciso de água, por favor ligue para a minha esposa". -Eu disse que ela já estava a caminho. -"diga pra ela não se preocupar, eu estou melhorando e a crise já passa". O interessante é que quando ele tinha essas crises, a memória dele cancelava algumas informações sobre pessoas, funções, coisas... e poderia até ser que alguma pessoa conhecida dele, no momento da crise, não fosse reconhecida por ele... Mas ele me reconheceu e esse fato de ele ter me reconhecido nesse momento de crise, me tocou profundamente naquela conturbada noite. Eu enchi ainda mais o coração de amor e simpatia pela dor daquele jovem homem de Deus que era um dos meus compositores prediletos. Passei a ama-lo ainda mais e tudo o que em tão pouco tempo descobri sobre sua história de vida e sua música brotada de sua mente genial, porém sofrida e marcada pelo cancer, me fizeram refletir na infinidade do poder de Deus. O que quero dizer é que Deus me tocou naquele momento e pra fazer isso Ele teve que usar a vida do Wendel.
Wendel na gravação do DVD
'Coisas Invisíveis' do grupo
Tom de Vida
Pra você ter uma idéia, quando eu dei o copo de água para o Wendel, ele sabia que era água, mas não lembrava do movimento que tinha que fazer com o braço a fim de que o copo chegasse até a altura de sua boca e ele pudesse beber;
mais tarde quando a crise maior já tinha passado, na sala de aula do curso de harmonia e interpretação ao piano, ele ainda teve outros lapsos de memória e em vários momentos teve de explicar para os alunos a razão pela qual ele estava com dificuldades de mostrar na prática (tocando o piano) como funcionava o assunto que ele estava apresentando, ou tentando apresentar. Eu estava na aula e meu coração se partiu naquele momento ao vê-lo, já sem aqueles fartos cabelos por causa do tratamento, lutando num esforço fora do comum pra lembrar as informações sem, no entanto, conseguir tocar acordes simples como um dó maior. (...).
A vida do Wendel Mattos, pra mim é um grande exemplo de como Deus faz poesia no caos. A história por trás da música "Coisas Invisíveis" escrita pelo Wendel e gravada pelo grupo Tom de Vida me mostra isso. Linda música!
Eu gosto de fazer citações ideológicas em minhas composições, de autores que eu admiro. Nesse ano escrevi uma canção que é o tema do último CD do grupo Som e Louvor "Continuo Crendo". No refrão dessa música, que fala das respostas que não temos aqui para os muitos dilemas da vida, mas que no Céu serão reveladas pelo próprio Deus, eu cito, com prazer, Wendel Mattos:

Eu continuo crendo em coisas eternas
pois nessas coisas sempre encontro real poder.
O amor, a confiança, a fé e a esperança
são motivos pra quem quer viver.
Eu continuo crendo em 'coisas invisíveis',
pois como diz (disse) o poeta:
'São sublimes e eternais'.
Eu aguardo a vitória de um Reino de glória
onde tudo vou entender.
Wendel Mattos


15/11/2010, Wendel Matos dorme o sono do guerreiro de Deus, aquele que lutou durante uma vida, agora descansa como uma criança no colo do Pai, esperando o dia amanhecer.
É isso mesmo, o dia vai amanhecer e o Wendel vai acordar. 'Quando o Sol chegar' os seus olhos irão abrir, seus cabelos estarão de volta, sua mente e corpo restaurado estarão prontos para ver aquilo que Deus fez através dele. Wendel estará no Céu. Eu eu quero reencontra-lo nesse dia. Acho que o apóstolo Paulo ficará impressionado quando Jesus apresentá-lo ao Wendel. É isso mesmo!
e eu só tenho mais uma pergunta para encerrar:
Você não gostaria de viver por esse Deus por quem o Wendel Matos morreu?
Eu quero!

Conheça mais sobre o Wendel Matos, neste último vídeo dele falando de sua 'Sublime Esperança', música tema do Cd do Pastor e meu amigo Jonatas Ferreira.
www.youtube.com/watch?v=KFa8277URjw&feature=player_embedded

6 comentários:

  1. Impossível não se emocionar com essa sua história e do Wendel. Não o conheci pessoalmente, mas com certeza admiro sua fé e força. Quero conhecê-lo no céu. Quero estar lá. Lá sim, a vida vai fazer sentido. Beijo Negão!

    Dani Araújo

    ResponderExcluir
  2. Wendel foi um homem usado por Deus para entendermos o Seu Amor por nós.
    Estou ciente de que, no céu teremos um encontro com ele e conversaremos muito.

    ResponderExcluir
  3. Negão, seu texto me emocionou, e mais uma vez eu fui às lágrimas.
    Tive o privilégio de ser amigo do Wendel, e conviver muito próximo da sua genialidade/simplicidade. Tenho grandes histórias, a maioria muito divertidas, que levarei em meu coração pra sempre. Acredito na esperança que ele pregou. Wendel foi um homem de Deus, e sempre viveu como tal. Sua morte não o torna "santo", pois ele já era "separado" há muito tempo.
    Seu legado vai influenciar muita gente, e trazê-los aos pés de Cristo. E tenho certeza que isso é tudo o que interessava pra ele.
    Perdi um grande amigo, por hora, mas fica a satisfação de saber que ele já "não precisa mais sonhar".
    Assim como vc, Negão, Wendel inspirou a muitos. Será uma grande festa no céu!

    ResponderExcluir
  4. Puxa... emocionante demais. "Quando o Sol Chegar", inclusive, fala tanto!!

    ResponderExcluir